João Gilberto nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador. Vinte dias depois, a família, que se mudara para a cidade apenas para o nascimento da criança, volta para Ituaçu, no sertão da Bahia. Lá, Gil passou a infância. O filho do médico José Gil Moreira e da professora Claudina Passos Gil Moreira formou-se em Administração, mas desde cedo já demonstrava interesse pela música. Com 14 anos, ganhou seu primeiro violão e formou um grupo musical. Em 1947, quando se mudou para Salvador, abandonou os estudos pra se dedicar à música(alias ele era apaixonado por música e ao MPB) .
Deu certo e em 1950, aos 19 anos, ele foi chamado para ser o vocalista da banda Garotos da Lua, no Rio de Janeiro, e foi assim que sua carreira do músico foi se encaminhando.Depois de alguns anos no Rio, em meados de 1955 o músico se mudou para a cidade de Diamantina, em Minas Gerais, para morar com a irmã e no tempo que passou lá, ficou muito tempo trancado no banheiro porque achou que a acústica do lugar era perfeita para o tipo de música que ele tava produzindo. Assim foi nascendo a estética da bossa nova, o canto baixo, os acordes tocados com a mão direita, que trazia harmonia e ritmo ao mesmo tempo, e a implementação da técnica de respiração da ioga, que ajudava as notas a serem maiores quando necessário. Era um jeito de unir o jazz com o samba.João voltou ao Rio em 1957 e em 1958 veio o boom de sua carreira. Isso é pra você pensar.
O músico persistiu na carreira, achou um jeito de fazer música diferente das outras pessoas e foi aperfeiçoando tudo. Demorou quase 10 anos pra ele ser reconhecido, mas tudo deu certo e hoje ele é um dos maiores nomes da história da cultura brasileira.Lá em 1958, antes da bossa nova se chamar bossa nova, os cantores mais famosos da época eram os da música popular brasileira, principalmente Vinicius de Moraes e Tom Jobim, que junto de João Gilberto, foram o principal pilar da bossa. Em 1958, Elizeth Cardoso, uma das maiores cantoras do momento, gravou o disco “Canção do Amor Demais” só com letras de Vinicius e Tom. Quem participou do disco foi João, que a acompanhou no violão enquanto Elizeth cantava. Foi nesse disco que surgiu a canção “Chega de Saudade“, que ficou eternizada na voz de João Gilberto.
Durante a Ditadura, com o Ato Institucional nº 5, em 1969 Gil e Caetano foram tachados de “subversivos” pelo regime militar e se exilaram na Inglaterra, sempre foi um homem ativista e engajado no que acreditava. Em turnê pelos Estados Unidos Gil gravou um disco em inglês e, no programa Som Livre Exportação, declarou que ele e Caetano continuariam a trabalhar em prol da música popular brasileira. Foi depois dessa turnê que passou a acrescentar elementos novos, da música americana e africana que trouxe a ele um grande referencial e diferença de outros cantores do mesmo estilo da época , ao repertório. Lançou “Expresso 222”, “Refazenda, Refavela” e, mais tarde, “Realce”, em que ficou evidente seu interesse por reggae e pop. Com Caetano e Gal Costa lançou ainda “Doces Bárbaros”.
Conhecido por muitos como o pai da bossa nova , João foi um dos representante da bossa nova fora do Brasil. Em 1962, foi um dos destaques de show patrocinado pelo governo brasileiro no Carnegie Hall, uma das principais arenas de Nova York, em uma tentativa de popularizar o gênero nos Estados Unidos.Pouco depois, gravou o disco Getz/Gilberto com o saxofonista de jazz americano Stan Getz, que se tornou um dos grandes clássicos de sua carreira. O álbum se tornou um dos mais vendidos de 1964, com 2 milhões de cópias, e ganhou quatro prêmios Grammy, o maior da música mundial.Com o sucesso, saiu em turnê pela Europa e fez apresentações pelos Estados Unidos e pelo México. Tanto que, mesmo com algumas passagens pelo país, voltou definitivamente ao Brasil apenas no final dos anos 1970. eterno , ficará para sempre na história do Brasil e do mundo.
No peito dos desafinados também bate um coração. João Gilberto
— João Gilberto